domingo, 7 de novembro de 2010



COMO ESTAMOS CONSUMINDO?

Quando se fala de consumo associa-se à compra, porém esta é apenas uma das etapas de um processo que envolve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir e, após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido.
Considerando todos esses aspectos e refletindo sobre as atividades cotidianas conclui-se que nem sempre consumir exige efetivamente uma compra. Mesmo que se passe o dia inteiro sem abrir a carteira existe o consumo. Ao acordar por exemplo, o individuo geralmente vai ao banheiro e consome água, eletricidade, creme dental, sabonete etc. Logo após toma o café da manhã e ao sair para o trabalho se não for caminhando ou de bicicleta, consome combustível, mesmo que seja de ônibus. E dependendo da ocupação de cada um, haverá diferente tipos de consumo, mas certamente, o uso de eletricidade, água e papel, por exemplo estarão presentes.
O fato é que o ato de consumir deveria estar sempre atrelado às necessidades reais do ser humano, entretanto, a sociedade cria um padrão que tende a ser seguido e muitas vezes não se utiliza nenhum critério no que se consome. Além disso, um produto que é “necessário” para um indivíduo pode ser dispensável para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário